31.3.06

Windows: Prefetch

O Windows XP incorpora um novo modo de aceleração: o chamado "Prefetch". A ideia é muito básica mas eficaz: o Windows analisa quais os programas que são executados no arranque e quais os mais usados pelo utilizador e guarda-os em cache. Assim, da próxima vez que são executados, estão a ser executados parcialmente desde a cache, o que diminui consideravelmente o tempo de execução. Contudo, com o tempo, o lixo começa a apoderar-se do sistema e alguma da cache deixa de ser útil. Isso conduz directamente à perda de performance do sistema operativo.
A forma mais rápida de resolver isso é indo até à pasta C:\WINDOWS\PREFETCH e apagar tudo o que esteja lá dentro. No próximo arranque, o Windows deverá estar mais rápido outra vez (tanto quanto sei, esta operação só é possível no Windows XP).
Com o tempo, a pasta torna-se a encher de ficheiros inuteis. A única forma de resolver o problema de vez é desactivando parcial ou totalmente a colocação em cache (Prefetch). Para isso, a solução é ir ao Registry (Run > Regedit) e alterar a chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management\PrefetchParameters
Na chave EnablePrefetcher, é possível definir 4 valores diferentes:
0 - DESACTIVA por completo a colocação em cache. NÃO é recomendado.

1 - activa apenas para as aplicações usadas frequentemente pelo utilizador (acelera a respectiva execução).
2 - activa apenas para aplicações do arranque do Windows (acelera consideravelmente o arranque).
3 - activa totalmente a colocação em cache (é a definição por defeito)

Depois de definir o valor, é necessário reiniciar o computador para aplicar a nova definição (é recomendável apagar a pasta Windows\Prefetch depois da alteração.

26.3.06

Engenheiros Web, the beggining

Luke, i'm your father!!!
Ok, era uma piada... só para ter uma frase de impacto no primeiro Post publicado no blog, eh, eh!

Para que se tirem todas as dúvidas, isto não é um blog acerca da Guerra das Estrelas...
Engenheiros Web é um blog sério (?) onde se discute informática a sério (?).

Um abraço,

ESC