31.3.06

Windows: Prefetch

O Windows XP incorpora um novo modo de aceleração: o chamado "Prefetch". A ideia é muito básica mas eficaz: o Windows analisa quais os programas que são executados no arranque e quais os mais usados pelo utilizador e guarda-os em cache. Assim, da próxima vez que são executados, estão a ser executados parcialmente desde a cache, o que diminui consideravelmente o tempo de execução. Contudo, com o tempo, o lixo começa a apoderar-se do sistema e alguma da cache deixa de ser útil. Isso conduz directamente à perda de performance do sistema operativo.
A forma mais rápida de resolver isso é indo até à pasta C:\WINDOWS\PREFETCH e apagar tudo o que esteja lá dentro. No próximo arranque, o Windows deverá estar mais rápido outra vez (tanto quanto sei, esta operação só é possível no Windows XP).
Com o tempo, a pasta torna-se a encher de ficheiros inuteis. A única forma de resolver o problema de vez é desactivando parcial ou totalmente a colocação em cache (Prefetch). Para isso, a solução é ir ao Registry (Run > Regedit) e alterar a chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management\PrefetchParameters
Na chave EnablePrefetcher, é possível definir 4 valores diferentes:
0 - DESACTIVA por completo a colocação em cache. NÃO é recomendado.

1 - activa apenas para as aplicações usadas frequentemente pelo utilizador (acelera a respectiva execução).
2 - activa apenas para aplicações do arranque do Windows (acelera consideravelmente o arranque).
3 - activa totalmente a colocação em cache (é a definição por defeito)

Depois de definir o valor, é necessário reiniciar o computador para aplicar a nova definição (é recomendável apagar a pasta Windows\Prefetch depois da alteração.

Sem comentários: