Uma situação recorrente quando estamos num local qualquer a usar um PC que não seja o nosso é querermos guardar informação (afinal, baseia-se tudo na partilha de informação).
O facto de querermos guardar informação gera um problema: ou estamos ligados à web e temos acesso a um servidor de partilha de ficheiros ou temos uma pen drive.
O facto de podermos enviar um email já nem se coloca, pois a maior parte dos servidores de email limita o tamanho dos ficheiros e, no caso do Gmail, os executáveis são mesmo filtrados, obrigando a alterar a extensão do ficheiro a enviar. O caso da pen drive também é preocupante... pode-se perder, ou até mesmo ficar debaixo do rodado de um camião ;-)
Bom, a informação que vou divulgar já não é nova, mas nunca tinha sido abordada nos Engenheiros Web, portanto, aí vai.
É possível transformar a conta do Gmail num disco rígido, que permite arrastar, colar, cortar, criar pastas e organizar ficheiros, como que de uma pen drive online com 2.7 Gb se tratasse.
Bom, em primeiro lugar, é necessário aceder ao site de um tipo simpático que inventou o software.
Acedemos a http://www.viksoe.dk/code/gmail.htm e fazemos o download do executável.
Bom, assim que estiver instalado (é bastante rápido) é só aceder a 'O Meu Computador' e aparecerá uma nova drive com o nome de 'Gmail Drive'.
Agora, é só clicar com o botão direito na drive e fazer login (preenchendo o user Gmail e a password).
Possivelmente, da primeira vez que se acede, irá surgir uma mensagem de erro que diz que o Gmail está a bloquear esse software... bem, é só fazer novamente login e fica tudo a funcionar!
Finalmente, podemos começar a usar a drive... o melhor de tudo, é que podemos continuar à mesma a utilizar o Gmail como caixa de correio; os documentos enviados via 'O Meu Computador' são registados como sendo um email com a extensão 'fs' ou 'file system' no assunto.
Ainda mais! Os executáveis deixam de ser bloqueados e é muito mais rápido passar ficheiros (em princípio, até 10Mb corre tudo bem).
E sempre é possível criar um endereço Gmail, partilhar a password, o user e o software com mais amigos passando-se a ter uma drive partilhada na web de uma forma bastante rápida.
Cumprimentos.
2.12.06
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário