24.10.07

Circuito RC e IC 555 (Astável)

O artigo de hoje é apenas um exercício muito divertido que podem fazer por casa.
É também mais uma prova de que os Engenheiros Informáticos possuem muitas outras facetas para além do estereótipo de pure geek. A malta também se diverte a soldar...

O paper de hoje é baseado num dos projectos que realizei enquanto aluno de engenharia na faculdade.

1. Objectivo da 'brincadeira'

Pretende-se construir um circuito RC tendo por base uma board e um IC 555.
A ideia é que o circuito emita uma frequência através do canal de speaker dado um input de 5v através de uma porta USB e fazer variar essa mesma frequência com uma resistência variável.
A variação dessa frequência comprova-se com a verificação de sons diferentes emitidos pelo speaker.
Podem tornar isto muito mais engraçado e substituir o speaker por leds ou qualquer outr

2. Alguns conceitos relativos ao projecto

O IC 555 foi o primeiro e único temporizador analógico integrado comercializado, tendo sido intrduzido no mercado em 1971 pela Signetics Corporation como SE555/NE555.
O temporizador analógico integrado 555 é um circuito integrado muito estável que temporiza com uma grande precisão e que, além disso, pode funcionar também como um oscilador.
Quando se utiliza como temporizador, a duração do período é dependente de uma reistência e de um condensador exteriores ao dispositivo. Funcionando como um oscilador, é necessário ligar duas resistências e um condensador. O circuito pode ser disparado ou colocado a zero através da parte descendente de um sinal de tensão aplicado a um dos seus terminais; a etapa de saída pode fornecer ou absorver até 200 mA.
As características mais importantes deste dispositivo são a temporização desde microssegundos até horas, a existência de duas modalidades de funcionamento (monoestável e astável), a relação de ciclo variável (funcionando como oscilador) e a sua estabilidade face a variações de temperatura.

Deixo-vos ainda os diagramas básicos do IC 555:



















3. A técnica

Na prática, se seguirem o esquema do projecto, que coloco abaixo, bastará terem mãozinhas para soldar e cortar o circuito nos locais correctos.
Por motivos óbvios (afinal, não estamos aqui para fazer trabalhos de faculdade a ninguém) há uma certa informação vital que está em falta. Caso tenham interesse no projecto, poderão contactar-nos através do email habitual. Teremos todo o prazer em satisfazer as vossas questões.


















Cumprimentos

Sem comentários: