9.10.07

Downgrade de sistemas Windows: Vista para XP

Sim, compreendo. O termo é algo confuso. Para começar, devo referir que se trata do inverso de um upgrade.
Pergunta da praxe: Por que raio vai alguém fazer o downgrade de um sistema operativo?
De facto, é uma pergunta válida.
A empresa onde trabalho adquiriu recentemente uma nova máquina. Um portátil HP-Compaq com o Windows Vista na versão Business pré-instalado.
Tive oportunidade de andar a brincar um bocado com a máquina. Já tinha tido experiências com o Vista mas, foi esta a primeira vez em que tive de efectuar tarefas reais de administração neste sistema operativo.
Devo dizer que impressiona. Não tanto quanto o Suse Linux 10, mas também não vale a pena comparar um Mini com um Ferrari. Já agora, o Suse é o Ferrari...
Voltando ao que interessa. Há um conjunto de aplicações que, à medida que os sistemas evoluem, acabam por não ser compatíveis com versões posteriores dos sistemas para as quais foram desenvolvidas. A título de exemplo, não vão conseguir instalar o Oracle 9i no Windows Vista. Se tiverem mesmo de instalar o Oracle 9i, a solução poderá passar por um downgrade do Vista para o XP.
À partida até parece simples. A Microsfot prevê essa situação e, desde que tenham a licença do Vista, podem utilizar um qualquer XP que já tenham licenciado e que até já tenha sido instalado numa máquina.
Portanto, CD do XP à mão e vamos a arrancar com ele.
Detalhe: Muitas vezes, em certas máquinas, é feito o boot cd para o XP, os ficheiros são copiados para a máquina mas, ao chegar à fase de formatação das partições, o XP não consegue encontrar nenhum disco rígido.
Solução: reiniciar o computador, entrar no BIOS e colocar a opção "native SATA" em modo "disabled".
Desta forma, conseguirão instalar o Windows XP.
Já agora, lembro que devem ter em atenção se o fabricante do computador tem os drivers do hardware disponíveis para o XP. Muitos já só disponibilizam para o Vista. Mesmo os que fornecem também os drivers do XP, como é o caso da HP, vão dar algumas dores de cabeça...

Sem comentários: