23.8.07

Ferramenta certa para o trabalho certo...Parte 1 - Linux

Como qualquer blog sobre informática é obrigatório falar-se da eterna disputa entre os vários sistemas operativos. Há os que defendem que Linux é que é bom, outros que Windows é que é, ainda outros que será Mac OS, isto referindo apenas alguns mais conhecidos. Contudo, pessoalmente acho que todos têm partes boas e partes más. A escolha do sistema operativo tem que ser bem ponderada, por isso defendo que se deve julgar os vários sistemas como, a ferramenta certa para o trabalho certo.
Seleccionando apenas alguns dos mais usadas sistemas podemos ver algumas vantagens e desvantagens muito facilmente. Para quem defende que Linux é que é o melhor sistema que existe, devemos ter em conta a sua especificidade. Não há dúvida que a nível de controlo do sistema, o Linux é muito poderoso, conseguimos controlar praticamente tudo o que se passa com tudo o que está a acontecer no sistema, no entanto temos que pensar também que, por exemplo, para alguém que não tem um conhecimento já algo avançado de sistemas operativos pode ser algo complicado resolver alguns problemas que possam surgir, e sim o Linux também tem problemas, uma aplicação que fica "pendurada", um driver que "não é bem compatível", ou que não existe, não que não se consiga resolver mas há que lembrar do nível de dificuldade que acarreta e do utilizador que nos estamos a focar.
Obviamente que a indústria segue as tendências e só à pouco tempo é que algumas empresas é que começaram a desenvolver drivers para Linux de modo a suportar o seu hardware. O que para o comum utilizador de Linux é "normal" para um utilizador que dá os primeiros passos na informática não é nada normal.
Gostava no entanto que a quem despendeu de algum tempo para ler esta pequena introdução, comentá-se com a sua opinião sobre este sistema. Ou seja, pontos positivos, pontos negativos e mais importante se é um sistema que satisfaz em tudo as necessidade diárias da sua utilização quer seja para trabalho ou lazer.

1 comentário:

e-coutinho disse...

De facto, nós esforçamo-nos mas todos ignoram. Um desafio tão simples que deixaste e ninguém o aceitou.
Neste momento, tenho o PC de casa totalmente com Linux. Escolhi o Suse 10 e é excelente. Em termos de configuração inicial é muito simples e fácil de instalar. Adicionei-o facilmente na minha rede de casa (não difere assim tanto do Windows) e só me está a dar alguma luta no pós instalação, porque me pede sempre que instale uma série de pacotes antes de poder instalar o que quero. Um exemplo: Skype para Suse... está a dar-me cabo da cabeça. Assim que estiver mais livre vou dedicar algum tempo a isso! Resisti aos ecrãs azuis do Windows 98 ME portanto, não é o Suse que me vai fazer desistir! ;)