19.8.07

To Skype or Not to Skype

Como é sabido, o Skype é provavelmente das aplicações de chat mais utilizadas actualmente. É fácil de utilizar, tem boa qualidade, acaba por sair mais barato falar com alguém no outro lado do mundo, já que os nossos operadores praticam preços tão baixos (NOT)...
Seja como for, tudo tem um preço. Para o comum utilizador caseiro esta tecnologia é muito agradável, no entanto gostava de deixar alguma informação para quem tem que lidar com um ambiente empresarial, ou seja que seja por exemplo um administrador de sistemas de uma rede com alguma dimensão.
O Skype é uma aplicação que utiliza a tecnologia P2P (peer-to-peer), significa que quando se tenta falar com alguém, a ligação quando estabelecida não está dependente de nenhum servidor ficando os dois nós directamente ligados um ao outro.
Ao que parece o Skype guarda localmente a cada computador uma lista de 200 nós conhecidos para servirem de proxy de modo a estabelecer as ligações ao servidor da Skype, ou seja, na realidade ao contrário de aplicações como o MSN Messenger e outros que se ligam directamente aos servidores, o Skype utiliza os próprios clientes para encaminhar ligações. Imagine-se agora que, como aconteceu durante esta semana que passou, os servidores da Skype tiveram problemas e não conseguiam ser acedidos, todos os cliente de Skype começaram a fazer uso da sua lista de 200 nós e a tentar desesperadamente alcançar os servidores, provocando um congestionamento geral. Esta situação dentro de uma rede interna e com muitos utilizadores pode ser comprometedora. Se cada cliente de Skype tentar fazer 200 ligações simultaneamente e se se tiver 100 utilizadores, pensem quantas ligações ao router/proxy/firewall vão acontecer!!!! Na realidade por mais largura de banda que se tenha não vai servir de nada porque existem centenas, milhares de portas abertas a tentar ligações.
Esta informação foi sendo recolhida de vários sites que fui visitando e na realidade tive a experiência no sistema que administro. Ninguém se conseguia ligar ao Skype e a ligação à Internet estava muito comprometida, não por excesso de utilização de largura de banda mas sim por excesso de tentativas de ligação.
A todos os que têm que lidar com este tipo de situações, pensem muito bem antes de implementar uma aplicação deste género.

5 comentários:

e-coutinho disse...

Muito fixe! Não fazia ideia que o skype guardava informação a nível local. É uma informação muito útil; alguns ambientes na empresa onde trabalho também têm skype e é sempre bom ter este tipo de dados.
Já agora, sabes se os outros serviços concorrentes ao skype também fazem o mesmo? E onde é que ele guarda exactamente a informação?

HMTV disse...

Pelo que percebi a maioria dos outros serviços tipo MSN Messenger acedem directamente ao servidor deles. No entanto também é algo de se explorar e confirmar.
Em relação à lista de Hosts, parece-me estar, pelo menos em MS-Windows, "Documents and Settings\Administrator\Application Data\Skype\shared.xml". Existe uma secção chamada "HostCache" que contém a informação desses nós.
Podes ver "http://www.geocities.com/bergstromdennis/Skype_Analysis_1_3.pdf" onde mostra na secção 4.3 essa parte, mas como o documento é de uma versão de Skype mais antiga está noutro formato mais legível. O pessoal do Skype deve ter alterado a sintax para baralhar a malta.

e-coutinho disse...

Excelente! Obrigado ;)

Só um detalhe... os links em texto não se conseguem ver... usa tags html para os escreveres, senão o link não fica visível :(

O link que o HMTV indicava é este.

e-coutinho disse...

Ou melhor, fica visível, mas como é mais comprido que o espaço disponível, fica cortado.

HMTV disse...

Ok, sorry... é falta de hábito de escrever aqui ;)