9.8.07

Poupança de Energia

Adoramos computadores, é um facto.
Conseguimos deixá-los ligados dias a fio a fazer o que quer que seja.
Esquecemos muitas vezes os problemas ambientais.
Um computador ligado 24 horas por dia, é sinónimo de mais um motivo para que, no próximo ano, tenhamos um verão ainda mais quente e dessincronizado no tempo das estações do ano.
Não pretendo dar lições de moral acerca dos maus hábitos que temos. Venho apenas passar a informação que me chegou acerca do consumo energético de monitores.
Tentando explicar o mais simplesmente possível, a apresentação de uma cor clara num monitor, é algo que obriga a um maior consumo energético que a apresentação de uma cor escura.
Uma das páginas web mais visitadas de todo o mundo e que também é das que mais vezes seleccionamos como página principal do nosso browser é, sem sombra de dúvida, o Google. O Google tem uma imagem predominantemente branca, dando um aspecto limpo e claro às nossas pesquisas.
Agora, multipliquem o consumo necessário que um único monitor de um utilizador necessita para apresentar esta página dezenas de vezes ao dia. E agora multipliquem pelos milhares de utilizadores que fazem o mesmo. Assustador.
Sugiro aos nossos leitores que visitem a página do 'Blackle', uma versão alternativa do Google mas totalmente em preto. Segundo uma teoria que os criadores expõem neste link, o Black Google pode significar uma poupança de 750 Mega Watts hora por ano. Basta definir o 'Blackle' como homepage e usar esta página em vez do Google.

É uma teoria, claro. Mas não custa nada tentar ajudar o planeta.
Proponho que nos enviem soluções de combinações de cor para tentarmos alterar o nosso blog, ajudando-nos a tentar torná-lo mais ecológico.

Cumprimentos,

2 comentários:

HMTV disse...

Será que se poupa mesmo???
Vejam lá este site:
http://techlogg.com/content/view/322/31/

e-coutinho disse...

Fixe, esclarecido.
Google ou Blackle, o que importa é o monitor!

"Refresh Rate matters!"