4.8.07

Publicidade no Windows Live Messenger

Boas noites!
O Windows Messenger é, actualmente, e na minha singela opinião, uma das melhores ferramentas de trabalho que um informático pode ter.
Ok, é também óptimo para o lazer... Mas, para além das grandes e longas conversas entre amigos (e amigas) o Windows Messenger permite - pelo menos no meu caso - ter profissionais das várias áreas da informática sempre disponíveis para esclarecer qualquer dúvida.
Claro que não nego que tenho também o Google Talk instalado que, para além de uma excelente qualidade no chat por voz (o Windows Messenger ainda vai ter de trabalhar um bocado para lá chegar) e de um interface simples de usar, permite fazer praticamente o mesmo.
Mas, claro, quem não gosta de personalizar a sua aplicaçãozinha de contactos com fundos, animações e, uma coisa que dá um grande gozo, aquelas piscadelas que mandamos ao pessoal?

Contudo, o Calcanhar de Aquiles do novo Windows Live Messenger é, sem dúvida, a publicidade.
Aquele banner irritante no fundo da aplicação que teima em publicitar bebidas, filmes e afins...
Fartei-me e andei a ver se arranjava forma de o retirar.

Encontrei algumas referências a uma aplicação (é mais um add-on ao Messenger) denominada A-Patch.
Confesso que não me agrada por aí além instalar mais uma aplicação no computador, que vai puxar mais um bocado pela CPU, pela RAM e... isto tudo para quê? Para remover um banner publicitário.
Felizmente, encontrei o blog de John Leidegren que explica como utilizar o ficheiro Hosts para remover a publicidade. (http://leidegren.blogspot.com/2007/06/ad-free-windows-live-messenger.html)

Bom, basicamente, o ficheiro hosts é um ficheiro de sistema utilizado para armazenar informação acerca da localização de um dado componente ligado a uma rede de computadores.
Mapeando o nome do host e o respectivo endereço IP é utilizado como complemento/substituto ao DNS numa rede.
Para quem dispensa esta teoria mais técnica e quer apenas retirar a publicidade do Windows Live Messenger, os passos são os seguintes:
  1. Abrir uma linha de comando como 'Administrador' e executar o notepad.exe;
  2. Usar o 'file -> open' para localizar e abrir o ficheiro hosts; este ficheiro encontra-se normalmente em 'C:\WINDOWS\System32\drivers\etc';
  3. Agora, é apenas necessário acrescentar uma linha no final do ficheiro com a seguinte informação: "0.0.0.0 rad.msn.com"; guardamos o ficheiro e saímos do notepad.
  4. Para a alteração ficar disponível de imediato, na linha de comando executamos "ipconfig /flushdns" para limpar a cache DNS.
Basicamente o que fizemos foi dizer ao Windows para pesquisar com um IP inválido pelo endereço de publicidade do Messenger - rad.msn.com. Simples e eficaz.
Devo dizer que efectuei a alteração há cerca de uma hora e não tive problemas na rede; igualmente, o banner publicitário ficou bloqueado com uma imagem do Windows Live Messenger, pelo que considero a operação um sucesso.

Caso permaneçam dúvidas, não hesitem em contactar-nos através de engenheirosweb@gmail.com.

Cumprimentos

3 comentários:

Anónimo disse...

Não funcionou!
Uso a versao 8.1

=/


achei o arquivo, modifiquei, reiniciei o msn e nada!

e-coutinho disse...

Também uso a versão 8.1.
No meu caso, resultou.

Entretanto lembrei-me que poderá ser do sistema operativo. No meu caso, utilizo o Windows XP. O leitor está a utilizar outro sistema operativo da família Windows?

Também há um detalhe importante: se o seu utilizador não tiver permissões de administrador, a alteração não irá funcionar.
Executou o "ipconfig /flushdns"? Após a execução, houve confirmação da parte da linha de comandos? Deverá aparecer uma mensagem indicando "Cache de resolução DNS limpa com êxito".

Por último: existe a hipótese de não me ter explicado bem. O banner publicitário, não desaparece; continuará a existir uma área na base do Messenger indicando "Anúncio" e com uma imagem fixa azul do Windows Live Messenger - simplesmente, deixará é de fazer referência a publicidade.

Experimente reiniciar por completo a máquina; se o problema se mantiver iria sugerir que nos enviasse uma cópia do ficheiro 'hosts' para engenheirosweb@gmail.com para analisarmos.

Cumprimentos ;)

Anónimo disse...

Caro e-coutinho,

comigo funcionou. ficou perfeito
um grande bem haja

CMoreno